Na categoria Inspiração desse mês – não, caro leitor, você não leu errado; os posts desta categoria passarão, a partir de agora (Dezembro), de semanal, como foram a Inspiração com Nick Vujicic, Ben Carson, Ostras e Edmeia Williams, para mensal. O fato é que se leva tempo para fazer uma pesquisa pormenorizada para construir um texto com qualidade, como você, caro leitor, merece e aí não sobrava tempo para escrever nas outras categorias, como Motivação e Orientação (tem texto quentinho, saindo do forno, aguardem 🙂 ).

O bom da vida é saber que podemos começar algo, um projeto, por exemplo, e ir refletindo sobre nossa prática, à medida que ele vai caminhando e, assim, fazendo os ajustes necessários para que tudo flua da melhor maneira possível!!!

 

O Blog Encorajando Vidas completou 1 mês, no último dia 6 e, graças a Deus, tudo está correndo bem!!!
Estou muito feliz com isso; agradeço a Ele por ter me ajudado até aqui (1 Samuel 7:12) e sei que continuará me ajudando, e também gostaria de agradecer a cada um de vocês que dedica um pouquinho do seu tempo (que é tão corrido) para fazer uma visitinha aqui, deixando seus comentários e sugestões; a sua participação é muito importante para mim!!!

Tudo explicadinho, então agora vamos lá!!!

Na categoria Inspiração deste mês, trouxe para vocês um pássaro que, há milênios, encanta povos e culturas, sendo considerado símbolo de força e poder: a Águia.

Por que a águia? você pode estar se perguntando…
Porque Deus a coloca como referência, como exemplo de renovação de força, para o homem que confia nEle.
Vejam essas duas passagens bíblicas:

Isaías 40:28-31
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.
Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão.
Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Salmos 103:2-5
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
É ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades;
quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia;
quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia.

Existem outras citações da águia na Bíblia, como em II Samuel 1:23 Deuteronômio 32:11, Jó 39: 27-30 , mas me chamaram a atenção as duas citadas, o que me levou a meditar sobre elas e pesquisar sobre esse belíssimo pássaro, que só conhecia superficialmente.

O apóstolo Paulo diz, em sua carta a Timóteo, que toda a Escritura é divinamente inspirada (2 Timóteo 3:16), sendo assim, Deus é quem levou os escritores bíblicos a nos comparar a uma águia.

 

 

Então, fui conhecer mais a fundo este pássaro, através de textos e vídeos e encantei-me com ele!!!

Deus é realmente lindo e perfeito em toda Sua criação e saber que Ele traz a águia como referência para nós é realmente muito inspirador e creio que você também irá inspirar-se, caro leitor!

Deus orienta, na Bíblia, que o homem busque as coisas que são do alto e que ocupe sua mente com pensamentos nas coisas que são de cima, ao invés das coisas terrenas (Colossenses 3:1-2), orienta também a olhar para o alto, quando precisar de socorro (Salmos 121:1-2) e para buscar sua redenção (Lucas 21:28).

É um encorajamento a não desanimar, não olhar para baixo… Já percebeu, como temos a tendência a ficar cabisbaixos, olhar voltado para o chão, quando algo não acontece como gostaríamos? Nossa postura corporal muda conforme nossas emoções e sentimentos e Deus não quer que fiquemos “para baixo”.

A águia é uma das aves que voa mais alto, seu voo pode chegar a 10.000 metros de altitude e atingir até 240 km/h. Ela pode medir mais de 1 metro de altura e a envergadura de suas asas chegar a 2,3 m.
Existem mais de 70 espécies de águia no planeta e 8 tipos no Brasil, dentre as brasileiras, a Harpia, considerada a mais poderosa águia do mundo.

Sua visão chega a ser até 3 vezes melhor que a do homem (para avistar alimento das alturas), na espécie Águia-dourada, daí a expressão “olhos de águia”.
Possui bico afiado e garras super potentes de até 7 cm, capazes de sustentar, durante o voo, presas como bicho-preguiça, macacos e até filhote de urso; é um pássaro que está, sem dúvida, no topo da cadeia alimentar.

É uma ave de grande adaptação, podendo viver tanto em locais montanhosos, grandes penhascos, como no topo de árvores de grande porte.

Por não voarem em bandos, como maritacas

 

(Foto: Luís Carlos Martinelli)

 

ou andorinhas

 

 

são consideradas aves solitárias, porém a história não é bem assim; elas formam casal, são monogâmicas, permanecendo o par unido até a morte de um dos dois. Constroem seus ninhos em lugares muito altos, utilizando o mesmo por vários anos seguidos.

A águia é um pássaro que enfrenta a turbulência atmosférica, que vai ao encontro dela; ao contrário da andorinha que foge dela e desce para encontrar um lugar mais tranquilo.

 

 

Por todas essas características, a águia tornou-se símbolo de força, liderança, poder, e coragem. Seus atributos como força, visão, espírito de caçadora, imponência, aparência elegante e majestosa, tornaram-na referência entre várias culturas e a levaram a ser tema de brasões, escudos e bandeiras de reinos e países.

 

(Sacro Império Romano-Germânico)

 

(Albânia)

 

(México)

 

(Estados Unidos)

 

Além de ter representado reinos e ser símbolo de países até hoje, a águia, por possuir características desejadas pelas pessoas, como coragem, determinação, força, visão e foco, tem sido tema de palestras de motivação e treinamentos em muitas empresas, escolas e corporações, bem como assunto em programas de Coaching.

A águia é realmente um exemplo e fonte de inspiração e a sabedoria de Deus me encanta…
Como vimos, ela voa alto, é muito forte, possui visão potente, grande capacidade de adaptação, não anda em bandos, é fiel (casal monogâmico, separado somente pela morte) e enfrenta as turbulências/tempestades (não espera que elas passem, nem foge delas).

A águia não é realmente encantadora?

Está sempre nas alturas – quantas vezes, ao nos depararmos com um problema, não temos que sair do nosso campo de visão e olhar as situações de outro ângulo, de cima, de fora da situação, para buscar resolvê-la? Quando buscamos ajuda em Deus, é para o alto que devemos olhar.

Quão necessário é para nós, os humanos, ter a capacidade de adaptação, resiliência, diante das adversidades que a vida, às vezes, nos apresenta…

Quão importante é o enfrentamento das situações que nos aparecem, das tempestades da vida, porque, fugir delas só vai prolongar o problema que não vai sumir; uma hora terá de ser resolvido.

E quem consegue pensar, refletir, estudar, no meio de uma multidão barulhenta? Andar em bando, seguir o fluxo, fazer o que todo mundo está fazendo –  os “modismos”, não ajuda uma pessoa a se destacar, nem a ser bem sucedida.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre esse pássaro que inspira pessoas ao longo dos milênios, fica mais fácil compreender quando o profeta Isaías diz, no capítulo 40 já citado, que o homem cansado e sem vigor tem suas forças renovadas e  que voará alto como a águia, quando confiar e esperar em Deus e quando o salmista diz sobre ter a mocidade renovada como a águia, no Salmos 103, já citado.

Para os programas de Coaching, as palestras de motivação e demais treinamentos em empresas, o foco está na águia que, como vimos, possui atributos importantes e dignos de serem perseguidos e alcançados, mas somente olhar para a águia pode animar por alguns dias, ela por si só, não tem o poder de transformar situações. Para os que creem em Deus, o foco precisa estar no Criador (que tem o poder para mudar qualquer situação, se for da vontade dEle) e não na criação, esta pode somente nos inspirar…

É a fé e confiança em Deus que fortalece e renova as energias, que dá visão; mostrando o caminho a seguir e ajuda também no enfrentamento de problemas; como uma doença, uma hospitalização ou um período de sofrimento por perda de um ente querido – basta ver as inúmeras pesquisas científicas que comprovam a eficácia da fé nestas situações.

E você, caro leitor, já conhecia este belíssimo pássaro?

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre a águia, quero encorajá-lo a voar tão alto como ela, a enfrentar os desafios e buscar sempre valores cada vez mais altos!

 

 

Compartilhe! Deixe seus comentários e sugestões!

Deus abençoe 🙂


Fontes:  http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/10/asas-articuladas-ajudam-aguias-a-enfrentar-turbulencia-em-voo.html
https://super.abril.com.br/ciencia/aguia-dourada-guerreira-dos-ares/
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/2015/09/harpia-e-maior-aguia-encontrada-no-brasil-e-corre-o-risco-de-desaparecer.html
https://www.bibliaonline.com.br/

 

Compartilhe:

 

Tags:

, , , , ,