Na categoria Inspiração desta semana, trouxe para vocês uma pessoa que admiro muito, por ser um grande exemplo de determinação, fé em Deus e realização: Ben Carson; creio que sua história irá inspirá-lo também!!!

Benjamin S. Carson, nasceu em Detroit, Michigan, EUA, em 18/09/51. Foi um menino pobre, residente na periferia, não afeito aos estudos, chegando a ser o pior aluno da classe. Era desmotivado, dono de um temperamento irado e passava a maior parte de seu tempo livre brincando na rua ou na frente da TV. Aos 8 anos, seus pais se separaram, passando Ben, a viver uma vida de muitas restrições ao lado de seu irmão Curtis e sua mãe.

Aos 14 anos, brigou com um amigo e, investindo contra ele com um canivete; tentou acertá-lo na barriga, porém a lâmina se quebrou e caiu no chão, ao atingir a fivela do cinto do garoto. Imediatamente, Ben, aflito e com muito medo, correu até sua casa e, trancando-se no banheiro, lembrou-se de algo que sua mãe lhe havia ensinado a fazer: orar.
Os trechos a seguir, que relatam esse momento de Ben conversando com Deus; foram retirados de um dos seus livros que mais gosto, e que leva seu próprio nome: Ben Carson; é uma espécie de autobiografia, em que ele narra toda sua trajetória: de menino pobre a neurocirurgião de fama mundial.

“Senhor”, sussurrei, “Tu tens de tirar de mim esse temperamento. Se não o fizeres, jamais me livrarei dele. Acabarei fazendo coisas muito piores do que tentar esfaquear um dos meus melhores amigos.”
(…)
Lágrimas escorrem entre meus dedos. “Senhor, apesar do que todos os especialistas dizem, Tu podes mudar-me. Podes libertar-me para sempre deste destrutivo traço de personalidade”.
Limpei o nariz com um pedaço de papel higiênico e deixei que ele caísse no chão. “Tu prometeste que se nos aproximarmos de Ti e pedirmos alguma coisa com fé, Tu farás isto. Creio que Tu podes mudar isto em mim.” (pág.68).
(…)

A angústia mergulhou-me em trevas. “Se não fizeres isto por mim, ó Deus, não tenho mais nenhum lugar para ir.”
Em dado momento, escapuli do banheiro o tempo suficiente para apanhar uma Bíblia. Então eu a abri e comecei a ler em Provérbios. Imediatamente vi uma série de versos sobre pessoas iradas e como se meteram em dificuldades. Provérbios 16:32 foi o que mais me impressionou: “Melhor é o longânimo do que o herói de guerra, e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.”

Meus lábios moviam-se silenciosos enquanto eu continuei a ler. Senti como se os versos tivessem sido escritos para mim. As palavras de Provérbios me condenavam, mas também me davam esperança. Depois de algum tempo a paz começou a encher minha mente. Minhas mãos pararam de tremer. As lágrimas cessaram. Durante aquelas horas, sozinho no banheiro, algo me aconteceu. Deus ouviu meus profundos clamores de angústia. Um sentimento de leveza inundou-me, e percebi que uma mudança de coração havia ocorrido. Senti-me diferente. Eu estava diferente.
(…)
E desde aquele dia, desde aquelas longas horas de luta comigo e de súplica a Deus por auxílio, nunca mais tive problema com o meu temperamento.
Naquela mesma tarde resolvi que leria diariamente a Bíblia. Tenho mantido esta prática como um hábito diário e aprecio especialmente o livro de Provérbios (pág. 69).

O milagre que ocorreu foi incrível quando paro para pensar nele.
(…)
Durante aquelas horas no banheiro cheguei também a compreender que se as pessoas pudessem me deixar irritado elas poderiam me controlar. Por que eu deveria dar a outrem tal poder sobre minha vida?
(…)
Desde aquele terrível dia, quando eu tinha 14 anos, minha fé em Deus tem sido intensamente pessoal e uma parte importante do que eu sou. Por volta daquele tempo eu comecei a cantar um hino que continua sendo o meu predileto: “Jesus é Tudo Para Mim” (pág. 70).
(…)
Não tenho medo de nada enquanto penso em Jesus Cristo e em meu relacionamento com Ele, e me lembro de que Aquele que criou o Universo pode fazer qualquer coisa. Também tenho evidência – em minha própria experiência – de que Deus pode fazer tudo, porque Ele me transformou (pág. 71).

 

A sua fé em Deus e relacionamento pessoal com Jesus Cristo, aliados ao estímulo e encorajamento diário de sua mãe (Sonya Carson), fizeram com que aquele adolescente, agora não mais irado, mudasse sua postura em relação aos estudos e à vida e seguisse rumo ao sonho que nutria desde os 8 anos de idade: ser médico.

A mãe de Ben foi figura fundamental em sua formação não somente profissional, mas emocional e espiritual. Sempre lhe dizendo que poderia chegar onde quisesse, se tivesse fé e se esforçasse, foi-lhe desenvolvendo a auto-estima e o senso de responsabilidade para com os estudos. Sonya tomou algumas atitudes, como reduzir drasticamente o período de assistir TV e fazer com que Ben e seu irmão lessem 2 livros toda semana, entregando-lhe uma resenha (mesmo não sabendo ler), esforçava-os a estudar. Ben foi-se transformando em um excelente aluno e interessando-se pelas mais diversas áreas do conhecimento.

Veja o que ele diz a respeito do apoio de sua mãe, neste trecho de seu livro “Ben Carson”:
“Ela acreditava em Curtis e em mim. Tinha tal fé em nós que não ousávamos falhar! Sua irrestrita confiança me incentivava a começar a confiar em mim mesmo.”
(…)
“Bennie – dizia ela – você pode fazer qualquer coisa que se dispuser a fazê-la”. (pág. 42).

Ben formou-se com honras no ensino médio, cursou Psicologia na Universidade de Yale e, em seguida, Medicina na Universidade de Michigan (onde conheceu a mulher que se tornaria sua esposa), especializando-se em neurocirurgia pediátrica. Fez residência no Hospital Johns Hopkins, tornando-se, com apenas 33 anos de idade, diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica.

Ben Carson tornou-se reconhecido mundialmente por ser o primeiro médico, na história da Medicina, a separar gêmeos siameses unidos pela cabeça, em uma cirurgia que durou 22 horas, envolvendo uma equipe de 50 profissionais.
Em 2008, recebeu a maior honraria civil dos EUA: foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, pelo  então presidente George W. Bush.
Em 2015, iniciou sua campanha para concorrer às eleições presidenciais nos EUA, porém, em 2016, desistiu deste seu intento.
Atualmente, Ben Carson ocupa o cargo de secretário do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, tendo sido nomeado pelo presidente Donald Trump.
Ben e sua esposa mantêm uma fundação, a Carson Scholars Fund, de apoio a estudantes menos favorecidos economicamente e que se esforçam por obter a excelência acadêmica.

Ben é um exemplo de que, quando cremos em Deus e em nós mesmos, nenhuma circunstância externa poderá impedir a realização de nossos sonhos!!!
Gostaria de encorajar você, caro leitor, a inspirar-se na história desta admirável pessoa e a não desistir de seus objetivos!!!

Encerro este post com as sábias palavras do Dr Ben Carson:

 

Deixe seus comentários, compartilhe!

Deus abençoe!

 

Compartilhe:

 

Tags:

, , , ,