(Foto: Reprodução/Stadshem)

Estamos a praticamente uma semana do Natal e uma das coisas que eu amo ver nessa época, além da solidariedade que aflora num grande número de pessoas, são as luzes que enfeitam casas, prédios, jardins…
Aqui em casa também colocamos luzes na sacada e é simplesmente lindo, porém, estas, muito pouco vemos, pois ficam do lado de fora…, saímos vez ou outra para apreciá-las, mas são momentos que passam rápido…

No quesito decoração natalina, vê-se de um tudo por aí; desde simplicidade até exageros sem fim…, inclusive filmes de comédia já foram feitos, em que vizinhos competiam pela decoração mais chamativa, outros em que a inveja rolava solta, daí vinham sabotagens nos enfeites alheios, enfim…

Seja como for, a maioria desse investimento é feita no exterior da casa, de forma que as luzes de nossa casa são apreciadas mais pelos outros do que por nós mesmos…

 

                                                                                   (Foto: Reprodução/internet)

 

 

Isso me levou a algumas reflexões que gostaria de compartilhar com você, caro leitor!

Quando construímos uma casa, por mais que ela fique linda por fora e tenha um belíssimo jardim, pouco tempo passamos apreciando essa beleza, pois moramos do lado de dentro e não do lado de fora dela…

 

 

Por mais que a embalagem de um produto seja chamativa, é o que está dentro dela que mostrará a sua qualidade…
Por mais que a capa de um livro seja linda, e até nos inspire a comprá-lo, é o seu conteúdo que fará com que cheguemos ao final da história…

Quando nos arrumamos, fazendo a maquiagem ou o cabelo, isto é para o outro ver, pois só conseguimos nos ver com um espelho e, por mais bonito que tudo tenha ficado, só olhamos uma ou outra vez, pois não se fica colado ao espelho, não é mesmo? Por mais linda que seja uma roupa, não temos uma capacidade de visão que nos permita nos ver de todos os ângulos, enfim…

Por mais que invistamos na aparência externa, seja de nosso corpo ou de nossa casa, não moramos do lado de fora, mas sim do lado de dentro. É dentro de casa que as coisas acontecem, é dentro de nós (mente e coração) que passamos a maior parte do tempo…

Não há jardim tão belo, quintal com piscina e churrasqueira que possam aplacar a falta de paz, a gritaria, a violência e o desafeto encontrado em muitos lares…

 

 

Assim como não há maquiagem que possa esconder a tristeza de um olhar, um batom que disfarce aquele sorriso amarelo,

 

 

unha postiça capaz de eliminar os sinais da ansiedade, pelas unhas roídas ou um corte de cabelo ou penteado capazes de expulsar a confusão e o desespero que podem existir do lado de dentro de nossa cabeça, em nossa mente…

 

 

A vida acontece no interior e não no exterior; no interior das casas, da mente, do coração, das células…
Por mais enfeitado que esteja o exterior, é no interior que as coisas acontecem…

Não pense, caro leitor, que estou fazendo aqui um incentivo ao desleixo; não cuidar da área externa de nossa casa (deixar o jardim ou o quintal no mato) ou descuidar de nossa aparência, quero apenas chamar a atenção para o cuidado também com “o lado de dentro”.

Nesta época de final de ano é comum buscar a organização de certos lugares da casa em que parece que a bagunça vai se acumulando e se “ajeitando” ao longo dos meses; reciclagem em armários que levam a doações de roupas, calçados, material de escola; como apostilas e livros, etc..

É feito aquele faxinão que parece só acontecer nessa época e, às vezes, é só nesta mesmo mas, vamos olhar pelo lado positivo da coisa e dar graças a Deus, por isto ainda acontecer! Com isto, não somente coisas aproveitáveis podem surgir para doação, mas também aparece muito lixo que se acumulou em gavetas e em “cantinhos”, ao longo de todo o ano, e que precisa ser descartado.

E agora eu pergunto, por que fazemos uma faxina externa, mas deixamos tanto lixo, como mágoas, falta de perdão, rancor, inveja e julgamentos acumulado dentro de nós? Por que temos a tendência a “varrer” esses sentimentos para “debaixo do tapete” ou fingimos que não os vemos, ao invés de jogá-los fora de uma vez?

Jesus chamava quem vivia esta “vida de aparência”, de sepulcros caiados, ou seja, alguém que por fora parecia realmente formoso, mas que interiormente estava cheio de imundícia e ossos secos. (Mateus 23:27).

 

 

Isso é algo para se pensar, caro leitor…

Quando nossos pensamentos, sentimentos e espiritualidade estão equilibrados, nossa vida flui, as coisas ficam leves, ficamos mais tranquilos, organizados e, sem dúvida, isto se reflete em nossa casa e em nossa aparência.

A Bíblia diz que: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração, o espírito se abate” (Provérbios 15:13).

Sendo assim, não são maquiagens, nem cosméticos que trarão beleza para o rosto, olhar e sorriso.., eles podem até ajudar (e ajudam!), mas não podem esconder a tristeza da alma… Não há nada como a beleza que vem de dentro, de um coração alegre e em paz…

Além dos sentimentos já citados, pode haver ainda os pensamentos e sentimentos depressivos, ansiosos, negativos, pessimistas, angústia e desesperança, sem contar o terrível vazio interior e a falta de paz.
Quem nunca ouviu falar disso? Quem nunca sentiu estas coisas? Como você, caro leitor, tenta preencher o seu vazio interior?

 

 

Muitas pessoas, na tentativa de preencherem este vazio e encontrarem a tão sonhada paz interior, lançam mão de diversos recursos, como bebida, cigarro, comida, compras, sexo, drogas ilícitas, viagens, relacionamentos afetivos, casamento, filhos, medicamentos, terapias das mais variadas e inusitadas possíveis, filosofias, religiões, etc.

Também já tive as minhas n tentativas de preencher o vazio interior que eu sentia e todas foram em vão…
Caso você ainda não tenha visto, caro leitor, eu conto um pouco aqui sobre como era minha vida antes do meu encontro verdadeiro com Cristo e como eu fazia para lidar com esse vazio e falta de paz que, graças a Deus, não existem mais!!!

O vazio interior não nos impede de trabalhar, de nos relacionarmos, nem de ter saúde, mas ele sempre está lá; como uma falta, nos acompanhando e impulsionando ao preenchimento…

Este vazio existe, pois somos um ser espiritual – criado por Deus, que tem uma alma e vive num corpo aqui nesta Terra. Este vazio representa a necessidade que nós, os humanos, temos de nosso Criador. Sendo assim, ele só poderá ser preenchido por Deus (não por religião), através de seu filho Jesus, por isso, uma pessoa poderá usar de n formas  para preencher esse vazio, que não conseguirá por esses meios; sou uma prova viva disso.
Existe uma frase, atribuída a Dostoiévski, que diz que “o seu vazio é do tamanho de Deus” e é mesmo!

Chegamos, então e finalmente (!!!), ao título deste texto: Jesus, o maior designer de interiores!!!

Iniciei comentando sobre a decoração natalina no exterior de nossas casas que pouco podemos ver, pois moramos do lado de dentro, assim como ao nos arrumarmos, o fazemos para o outro ver, pois moramos do lado de dentro – em nossa mente e coração e não do lado de fora…
Trouxe para a reflexão que a vida se dá do “lado de dentro”, daí a importância do cuidado com o nosso interior.

Na Bíblia, nosso corpo  é comparado a uma casa:
“Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus, um edifício, uma casa eterna no céu…” (II Coríntios 5:1)

Em Psicanálise, a figura da casa é uma representação simbólica de nossa mente, nossa psique, onde se encontram conteúdos conscientes e inconscientes, pensamentos e vida emocional.

Sabemos que grandes batalhas de pensamentos são travadas na mente; se você ainda não viu, caro leitor, a dica de leitura que postei, há pouco tempo, para ajudá-lo nessa luta mental, entre aqui para conferir!
Assim como sabemos que, em muitos lares, existem desafetos, contendas, gritarias, medo, violência, falta de paz…

 

 

A nossa casa é nosso lugar de refúgio (pelo menos, deveria ser), é onde descansamos, relaxamos, recarregamos nossas baterias, é nela que podemos ser nós mesmos e sermos aceitos por isso. Uma casa sempre refletirá a “cara” de quem vive nela e o “clima” de uma casa vai depender do “clima” de seus moradores.

Desejamos que nossa casa esteja bonita, aconchegante e, dentro da condição de cada um, gostamos de trazer uma coisinha nova para por aqui e ali, trocar outra de lugar…, quem nunca fez isso?
A minha querida mãe é expert em fazer os ambientes ficarem mais bonitos, ela tem o dom de combinar as coisas, fazendo com que tudo fique mais agradável aos olhos 🙂

Esta preocupação com a apresentação interna de uma casa é tão séria e importante que existe, inclusive, um profissional especializado nisto, chamado Designer de interiores. Creio que você já tenha ouvido falar, mas sabe do que se trata, caro leitor?

Segundo a renomada designer de interiores, Marília Veiga, trata-se de uma pessoa que cuida dos espaços internos, seja de uma residência ou corporação, que não apenas decora (esta é, praticamente, a parte final), mas trabalha com a iluminação, as cores; tudo bem pensado e planejado para que a pessoa se sinta bem neste espaço.

Ainda, segundo Veiga, é um trabalho que busca a “melhor interação entre as pessoas e seus espaços. Entendendo o uso e criando soluções para que esta relação seja a mais harmônica possível.”

Sendo assim, não vejo outro designer para nosso interior que não seja Jesus…

Ele ilumina nossa mente, pois é luz:
“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8:12)

Com uma casa iluminada, podemos ver todas as cores existentes, todos os tons e nuances…
Tudo o que não conseguíamos enxergar, por conta das trevas que nos dominavam, agora, com essa nova luz, é possível de ser visto e apreciado!!!

 

 

Ele traz organização e equilíbrio:
“Porque Deus não nos deu espírito de medo, mas de poder, e de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7)
“Deus não é Deus de confusão, senão de paz…” (1 Coríntios 14:33)

Ele traz paz, independente das circunstâncias ao nosso redor:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá”. (João 14:27)

Jesus diz que sua paz é diferente, pois no mundo as pessoas se sentem em paz somente quando tudo vai bem, quando não vai, surge o desespero. Com a paz de Cristo, independente do que esteja acontecendo; o mundo pode estar desabando ao nosso redor, podemos descansar, a vida continua e somos fortalecidos para enfrentar o que for.

Sobre isso, caso ainda você não tenha visto, caro leitor, deixo aqui o meu relato sobre o adoecimento que vivi no ano passado e minha cura, através da fé em Jesus. Foi o período em que mais estive em paz na minha vida.

Ele traz cura física e emocional:
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os cativos…” (Lucas 4:18-19).

Jesus traz vida nova, renovo:
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”
(II Coríntios 5:17)

E, assim, nossa “casa” torna-se iluminada, colorida, aconchegante, renovada, cheia de paz e alegria com Jesus, o maior designer de interiores!!!

 

(Foto: Reprodução/Kemble interiors)

 

O preço? Para nós é de graça, pois ele já foi pago na cruz do Calvário.

 

Espero que eu possa tê-lo ajudado em algo e aguardo pela sua próxima visita!!!


♥ Aproveito a ocasião para desejar a você, caro leitor, e a sua família, um Natal abençoado com muita saúde, paz, alegrias e renovação!!!


Compartilhe, deixe seus comentários e sugestões!!!

Deus abençoe 🙂

 

Compartilhe:

 

Tags:

, , , , ,