Conforme combinamos na semana passada, hoje trarei para vocês alguns exercícios para a prática da Gratidão.

Desculpe-me, caro leitor, você está chegando agora e não sabe do que estou falando? Então seja bem-vindo ao Encorajando Vidas e fique conosco até o final! Para sua total compreensão da proposta de hoje, sugiro que leia o artigo anterior, no qual trago para a reflexão a importância de se agradecer em todos os momentos (bons e ruins), focando nosso olhar para o que temos, ao invés do que nos falta.

Como comentei anteriormente, ser grato em tudo, ao invés de reclamar, é uma orientação de Deus para nós, encontrada em 1 Tessalonicenses 5:18, a fim de que tenhamos uma vida mais saudável e equilibrada em todos os níveis.

Diversas pesquisas científicas, dentro do campo da Psicologia Positiva, comprovam que a Gratidão e não a reclamação, promove a saúde física e emocional, nutre relacionamentos, diminui os níveis de estresse e depressão, aumenta o nível de bem-estar e satisfação com a vida, melhora o sono, amplia a cognição e aumenta a longevidade (vive-se por mais tempo!). Caso você tenha interesse em se aprofundar no estudo científico da Gratidão, deixo aqui uma sugestão de leitura.

Afinal, o que é a Gratidão?
Um dos maiores pesquisadores do tema, o Dr Emmons, afirma que é difícil conceituá-la; alguns a consideram uma emoção, outros uma atitude ou ainda um traço de personalidade. De maneira geral, a Gratidão é o reconhecimento, a tomada de consciência, de tudo de bom que temos ou que nos acontece.
Para Emmons, ser grato é a forma mais rápida de se melhorar o ânimo de uma pessoa e aumentar suas emoções positivas.

 

Como você pode ver, caro leitor, a ciência só vem a comprovar aquilo que o Criador do Universo, o Deus todo poderoso, deixou registrado, nas Sagradas Escrituras: a importância de sermos gratos. Como um Deus amoroso, o Criador deixou um manual (a Bíblia) com orientações específicas para o bem viver aqui na Terra. Ele sabia que viriam tempos difíceis, sendo assim, ensinou uma maneira mais positiva, adaptada e feliz de se viver!

Agora que já você aprendeu um pouco mais sobre os benefícios da Gratidão para sua saúde e bem-estar, vamos aos exercícios para praticá-la: anota aí!

 

 

Pode-se agradecer a Deus, através da oração, de conversas com Ele e de cânticos e louvores de agradecimento por todas as bênçãos diárias. Também se é grato a Deus, quando aprecia-se o belo, contempla-se as maravilhas criadas por Ele. Há quem agradeça ao universo; aí cada um agirá conforme suas crenças, sua fé.

A Psicologia Positiva ensina algumas formas de exercitar a Gratidão, bem como de aumentá-la, entre elas:

1 – Diário de Gratidão: trata-se se registrar, diariamente, 3 coisas boas observadas durante o dia.
Pesquisas demonstraram que a prática desse Diário, durante 2 meses, em pacientes depressivos, levou à diminuição significativa dos níveis de depressão. Esse exercício conduz à uma mudança na forma de enxergar a vida, pois a pessoa passa a focar somente o que é bom, dessa forma, o humor melhora, aumentando as emoções positivas e o nível de bem-estar.
Se você, caro leitor, for cristão e conhecer a Bíblia, provavelmente terá reconhecido neste Diário, um ensinamento fundamental de Jesus; o modo como olhamos para as coisas é determinante para nossa saúde e bem-estar: “Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão” (Mateus 6:22-23).

Aí, talvez você pode estar se perguntando: “Como vou encontrar 3 coisas boas todos os dias pra escrever? Não acontece nada de bom na minha vida, não consigo enxergar nada além de  problemas…”. Tenho encontrado pessoas assim, com este pensamento de não ter nada de bom para registrar, mas fique tranquilo, que irei ajudá-lo!
O Diário de Gratidão é um exercício; quanto mais você o praticar, mais apto ficará em enxergar as coisas boas e o lado bom da vida. Muitas pessoas pensam que o agradecimento deve ser realizado somente quando algo especial  ou grande acontece, como passar em uma prova, ganhar um presente, fazer uma viagem, enfim..

 

Esta foto é do meu Diário de Gratidão, prática que adotei, tão logo aprendi sobre o mesmo, em meu curso de Psicologia Positiva.

 

Na verdade, temos coisas para agradecer desde o momento em que abrimos os olhos, ao acordar. Comece pelas coisas simples, mas que são as mais importantes. Se você parar para analisar, quantas bênçãos tem para agradecer: estar vivo, ter uma casa, alimento, família, trabalho (mesmo que esteja descontente com ele), poder enxergar, apreciar a natureza, o céu estrelado, poder caminhar, falar, ouvir, o fato de ter acesso à internet o permite ler este texto, por exemplo.., há tantas coisas que é possível de pensar..
Temos o costume de tomar como garantido aquilo que nos é corriqueiro, que fazemos no automático.. Minha experiência como Psicóloga Hospitalar me mostra que as coisas não são bem assim… Quantas pessoas que saem de casa para trabalhar e não voltam ou ficam com sequelas de acidente no trânsito? quantas que passam por traqueostomia e ficam tempo sem ouvir a própria voz? quantas que passam meses acamadas e que dariam tudo por um banho de chuveiro?

Creio que você deva rever, caro leitor, sua lista de coisas a agradecer…

 

 

2 – Carta de Gratidão: O primeiro passo deste exercício, é pensar em uma pessoa que foi extremamente significativa em sua vida e escrever uma carta a ela, dizendo, de forma bem detalhada, a importância que ela tem para você, os motivos. O próximo passo é entregar esta carta em mãos e você ler para ela; caso a pessoa resida distante, não sendo possível o encontro, você poderá ler ao telefone.

3 – Gratidão contemplativa: consiste em recordar situações agradáveis, gratificantes pelas quais tenha passado e contemplá-las, pensar nelas, apreciando cada lembrança. Estudos demonstram que este tipo exercício aumenta os níveis de bem-estar a curto prazo.

Existem ainda, algumas dicas para incrementar o comportamento de Gratidão, como não dizer apenas obrigado a uma pessoa, mas especificar os detalhes de seu agradecimento. Por exemplo, suponhamos, que você esteja passando por um problema e uma amiga passe na sua casa para saírem a conversar, não diga somente: “Obrigada pela sua companhia”, você pode dizer a ela o quanto foi importante passar esse tempo juntas, por ela ter ouvido seus problemas, seus medos, angústias, por você estar se sentindo mais animada, após essa conversa, o quanto o apoio dela foi importante neste dia em que você estava se sentindo tão para baixo, enfim..

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre Gratidão e quantos benefícios a sua prática pode trazer para sua saúde física, emocional e espiritual, está em suas mãos a escolha que fará a partir de agora: aumentar sua Gratidão ou reclamar.

Gostaria de encorajar você, caro leitor, a rever como tem olhado para si, para sua vida e para os acontecimentos e ser ainda mais grato do que já é!!!

Espero que o possa ter ajudado em algo e aguardo pela sua próxima visita!!!

 

Deixe seus comentários, compartilhe!!!

Deus abençoe!

 

Compartilhe:

 

Tags:

, ,