Olá, meus queridos!!!
Como vocês estão? Espero que bem!!!

Caso você esteja aqui pela primeira vez, seja muito bem-vindo ao Blog Encorajando Vidas: nele você encontrará orientações sobre diversos assuntos, testemunhos, bem como dicas de leitura, filmes e muito mais!!!

Quanto tempo faz que não nos vemos por aqui, não é? Embora estivesse ativa na nossa Página no facebook diariamente, senti muita saudade deste nosso cantinho, mas agora, graças a Deus, estou voltando com força total!!!

Teremos algumas novidades: vocês, que me acompanham, sabem que sou Psicóloga, então, estive pensando em, vez outra, trazer alguma experiência de trabalho, sempre com objetivo de auxiliar em algum assunto e, como consequência, ficaremos ainda mais próximos 🙂
Também haverá um novo quadro, de muita utilidade, mas este ainda é segredo!!! Fiquem ligados!!!

Para este retorno, trouxe um tema de enorme importância: Vamos falar sobre suicídio?

Não sei se você sabe, caro leitor, mas o mês de Setembro é conhecido como Setembro Amarelo; mês de Conscientização para prevenção ao suicídio, assim como existem o Outubro Rosa (alerta quanto ao câncer de mama), o Novembro azul (alerta ao câncer de próstata) e tantas outras Campanhas.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida pelo mundo, sendo esta a segunda principal causa de morte entre jovens com idades de 15 e 29 anos, após acidentes de trânsito, conforme dados da ONU (Organização das Nações Unidas). Pelos dados alarmantes, trata-se de um problema se Saúde Pública.

O assunto ainda é considerado um tabu pela sociedade e a pessoa que tenta suicídio é vista, muitas vezes, como alguém que “quer chamar atenção” ou que possui certa fraqueza pessoal, ou seja, que “não dá conta” de sua vida, seus problemas, etc.
Assim, vítima de tantos julgamentos, a pessoa que pensa em suicídio acaba sendo desestimulada a buscar ajuda, apoio, alguém com quem conversar…

Em minha rotina como Psicóloga Hospitalar, há quase 10 anos, venho atendendo diversos casos de pessoas que tentaram suicídio e posso dizer, com propriedade, que o desejo delas não é morrer, mas matar o sofrimento que as consome.

Campanhas como o Setembro Amarelo são importantes, pois levam informação às pessoas e abrem um canal de comunicação para dar voz ao sofrimento delas, oferecendo apoio e mostrando que a morte não é a única saída, como pensam. Segundo a OMS, mais de 90% dos suicídios são evitáveis.

 

O dia 10 de Setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Sabemos que a base de qualquer prevenção é a informação, pois como iremos combater algo se não o podemos identificar?

O assunto é extenso e pode ser abordado sob vários aspectos, então pensei, neste primeiro momento, em trazer informações sobre possíveis sinais de alerta ao comportamento de alguém que pensa em suicídio, o que fazer e o que não fazer diante de alguém sob risco de suicídio.

 

Para isto, utilizarei material informativo do Ministério da Saúde: “Suicídio. Saber, agir e prevenir”, a seguir:

“Se você está pensando em tirar sua própria vida ou conhece alguém que esteja tendo tais pensamentos, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas já passaram por isso e encontraram uma forma de superar esse sofrimento.

É muito importante conversar com alguém e que você confie. Não hesite em pedir ajuda, você pode precisar de alguém que te acompanhe e te auxilie a entrar em contato com os serviços de suporte.

Em geral, os suicídios são premeditados e as pessoas dão sinais de suas intenções.
• Reconhecer os sinais de alerta e oferecer apoio ajudam a prevenir o suicídio.
• A expressão do desejo suicida nunca deve ser interpretada como simples ameaça ou chantagem
emocional.
• Perguntar sobre a intenção de suicídio não aumenta nas pessoas o desejo de cometer o suicídio.

Um dos falsos mitos sociais em torno do suicídio é que a pessoa que tem intenção de tirar a própria vida não avisa, não fala sobre isso.
Entretanto, sabemos que isso não é verdade e que devemos considerar seriamente todos os sinais de alerta que podem indicar que a pessoa está pensando em suicídio.

ATENÇÃO:
• Os sinais de alerta descritos abaixo não devem ser considerados isoladamente.
Não há uma “receita” para detectar seguramente uma crise suicida em uma pessoa próxima. Entretanto, um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos.

Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança.
• As pessoas sob risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Essas ideias podem estar expressas de forma escrita, verbalmente ou por meio de desenhos. Alguns indivíduos começam a formular um testamento ou fazer seguro de vida.

Expressão de ideias ou de intenções suicidas.
_Fiquem atentos para os comentários abaixo. Pode parecer óbvio, mas muitas vezes são  ignorados:
• “Vou desaparecer”.
• “Vou deixar vocês em paz”.
• “Eu queria poder dormir e nunca mais acordar”.
• “É inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar”.

Se isolam ainda mais.
• As pessoas com pensamentos suicidas podem se isolar, não atendendo a telefonemas, interagindo menos nas redes sociais, ficando em casa ou fechadas em seus quartos, reduzindo ou cancelando todas as atividades sociais, principalmente aquelas que costumavam e gostavam de fazer.

 

DIANTE DE UMA PESSOA SOB RISCO DE SUICÍDIO, O QUE SE DEVE FAZER:
•  Encontre um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com essa pessoa. Deixe-a saber que você está lá para ouvir, ouça-a com a mente aberta e ofereça seu apoio.

Incentive a pessoa a procurar ajuda de um profissional, como um médico, profissional de saúde
mental, conselheiro ou assistente social.

Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de emergência, um serviço telefônico de atendimentos a crises, um profissional de saúde, ou consulte algum familiar dessa pessoa.

• Se a pessoa que com quem você está preocupado (a) vive com você, assegure-se de que ele (a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo, pesticidas, armas de fogo ou medicamentos) em casa.

 

DIANTE DE UMA PESSOA SOB RISCO DE SUICÍDIO, O QUE NÃO SE DEVE FAZER:

Condenar/ julgar:
“Isso é covardia ”.  “É loucura”.   “É fraqueza”.

Banalizar:
“É por isso que quer morrer? Já passei por coisas bem piores e não me matei”.

Opinar:
“Você quer chamar a atenção”. “Te falta Deus”. “Isso é falta de vergonha na cara”.

Dar sermão:
“Tantas pessoas com problemas mais sérios que o seu, siga em frente”.

Frases de incentivo:
“Levanta a cabeça, deixa disso”. “Pense positivo”. “A vida é boa”.

 

Onde buscar ajuda:

Serviços de saúde
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

Centro de Valorização da Vida – CVV
188 – ligação gratuita

Emergência
SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais.”

 

No próximo post, estou pensando em escrever sobre o assunto de uma maneira mais próxima, uma vez que pessoas que tentam suicídio fazem parte de meu cotidiano como Psicóloga Hospitalar. Tão logo elas recebem os cuidados médicos no Pronto Socorro, sou chamada para atendê-las; eu as escuto em seu momento de maior aflição, as apoio, ofereço acolhimento e atenção genuínos e gostaria de compartilhar com vocês essas vivências.

Pessoas que tentam suicídio estão em intenso sofrimento emocional/psicológico e merecem nosso apoio, atenção, escuta e compreensão e não julgamento e preconceito.

 

Gostaria de encorajar você, caro leitor, a compartilhar este texto com o maior número de pessoas que puder: quanto mais informação circular, mais pessoas poderão ser ajudadas!!!
Ajude a salvar vidas!!!

Se você identificar alguém sob risco de suicídio, ouça de forma genuína esta pessoa e a auxilie a buscar ajuda especializada.

Se você, caro leitor, for uma pessoa sob risco de suicídio, busque ajuda; a morte não é a única saída; há esperança e vale a pena viver!!!

 

O Blog Encorajando Vidas apoia o Setembro Amarelo, apoie você também!!!

 

Tenham bom ânimo 🙂

Fiquem com Deus e até breve!!!

 

 

Ps: escreva nos comentários o que achou do tema abordado hoje e deixe sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no Blog!!!

Muito obrigada 🙂

 


Fontes: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/21/folheto-popula—-o.pdf

         https://oglobo.globo.com/sociedade/suicidio-causa-uma-morte-cada-40-segundos-no-mundo-diz-oms-23936109

 

 

Compartilhe:

 

Tags:

, , , , , , , , ,