Olá, queridos!!!

Espero que você e os seus estejam bem 🙂

A última vez que nos encontramos por aqui, foi quando lhes escrevi sobre o Janeiro Branco; Campanha de conscientização, prevenção e promoção em Saúde Mental e Emocional.
Temos por hábito, ou pelo menos deveríamos ter, o cuidado com a saúde física, alimentação, etc, porém, quantos de nós se preocupa com a saúde mental, com a prevenção de doenças emocionais?
Caso ainda não tenha lido o texto em que oriento sobre essas questões, entre aqui para ver, mas volte para continuarmos nossa conversa 🙂

A Campanha encerrou-se em Janeiro, mas os cuidados com nossa vida emocional deve se estender pelo ano todo e por toda a vida!!!
Não há como viver de maneira satisfatória, se não houver um equilíbrio entre saúde física e mental.

Em nossa conversa de hoje, gostaria de lhes entregar, de forma bem didática, algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença, para os cuidados com a saúde, a fim de se ter uma vida com mais qualidade!!!

Eu creio que você, querido leitor, assim como eu, possui sonhos a realizar, projetos, objetivos/metas a alcançar, não é mesmo?
Aliás, como estão aquelas suas resoluções/promessas que você fez no Ano Novo? Está trabalhando nelas ou já as deixou de lado?

Não sei qual a distância em que se encontra de realizar seus sonhos, mas gostaria de o encorajar a não desistir!!!
O primeiro passo para realizar um sonho/meta é ter um sonho/meta!
O segundo é planejar-se para alcançá-los!!! Deixo aqui um texto em que compartilho orientações que irão ajudar você nesta tarefa 🙂

Isto posto, gostaria de convidá-lo a um momento de reflexão: além de termos sonhos, metas, promessas de Ano Novo e planejamento é necessário que tenhamos saúde física e emocional para os alcançar de forma satisfatória.

Quantos planos são interrompidos, em virtude de uma depressão, por exemplo, ou quem consegue correr atrás de sonhos, vivendo sob forte estresse crônico?
E quantos de nós não temos que gastar nosso tempo e recursos para tratamento de doenças físicas, que seriam plenamente evitáveis, se tivéssemos um comportamento de prevenção, se vivêssemos de uma forma mais saudável?

Pensando nessas coisas e refletindo na Campanha Janeiro Branco, inspirei-me a deixar aqui dicas  que, se praticadas, têm o poder de elevar nosso padrão de qualidade de vida!!!
A maioria do que irá ler, não é novidade, são coisas simples, mas que nos falta a disciplina necessária para as praticar, gerando desequilíbrio entre saúde física e emocional.

Se há algo que pode ser melhorado e incorporado em sua rotina, vamos lá, anime-se!!!
Você quer realizar seus sonhos, não é mesmo? porém é preciso estar saudável para tal, então:

 

_CUIDE DE SUA ALIMENTAÇÃO

Particularmente, eu acredito que, se não existe uma restrição alimentar, é possível comermos de tudo um pouquinho, de maneira equilibrada e se manter saudável; o problema se encontra nos exageros em doces, salgados, fast-food, frituras, refrigerantes, etc…
Hoje em dia, há uma busca pelo retorno à “comida da vovó” – aquele prato colorido, com comida caseira, sem muitos condimentos, mas muito saboroso e saudável.
Se você possui problemas com alimentação, procure por um Nutricionista.

 

_CUIDE DE SEU SONO

O sono é reparador para a mente e o corpo, auxilia na fixação da memória, no crescimento, entre tantos outros benefícios.
Se você possui distúrbios de sono, procure por um médico especialista.

 

_BEBA ÁGUA

Acredite, muitas pessoas, não tomam água ou muito pouco. Fui um exemplo deste segundo caso mas, graças a Deus, há alguns anos tornei um hábito levar comigo minha garrafinha e isto tem me feito muito bem!!!
Se você possui dificuldade para tomar água, pode experimentar, inicialmente, aromatizá-la, colocando umas folhinhas de hortelã fresca ou raminhos de alecrim.
Deixo aqui um link com várias receitas de água aromatizada para fazer em casa!!!
A água limpa, desintoxica, purifica, auxilia a equilibrar o metabolismo, entre tantas outras coisas!

 

_CUIDE DE SUA SAÚDE FÍSICA

Quem não cuida da saúde, talvez acabe cuidando da doença…
Se você é mulher, busque um ginecologista, faça os exames preventivos, mamografia, se você é homem, busque um urologista, faça também seu exame preventivo.
Realize uma bateria de exames de sangue, hormonal, etc.
Cuide de sua visão, audição. Há quanto tempo, você não vai ao dentista?
Não deixe de levar seu filho ao Pediatra.
A prevenção é o melhor remédio!!!

 

_PRATIQUE ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA

O exercício físico faz bem para o corpo e para a mente, libera substâncias na corrente sanguínea que nos trazem sensação de bem-estar!
Realize algo de que você goste, que tenha a ver contigo e não porque “está na moda” ou que todo mundo está fazendo… A atividade precisa ser prazerosa para você e não um fardo, pois poderá causar mais danos do que benefícios e, assim, acabará desistindo.

 

_CRIE UMA ROTINA

Pode soar estranho, mas ter uma rotina não é fundamental apenas para as crianças; a organização diária de nossos compromissos e afazeres é imprescindível para uma vida equilibrada.
Faça uma lista de tarefas, tenha horários para as coisas; isto nos auxilia a gerenciar o tempo, a nos organizarmos, evitando, assim, o estresse e o desgaste físico e mental.

 

_LIBERTE-SE DAS REDES SOCIAIS

Elas são importantes e fazem parte de nossa realidade, porém, não devemos nos tornar escravos delas.
Redes sociais são grandes ladrões de tempo; quantos de nós já não chegou ao final do dia com aquela sensação de não ter realizado nada, por mais que se tenha movimentado (virtualmente) grande parte do dia? Tempo este que poderia ser dispensado para tantas coisas saudáveis, como dar atenção a nossa família, ler um livro, dar uma volta no parque, além de nossas tarefas habituais.
Muitas pessoas estão deixando o convívio social e tendendo ao isolamento em suas redes sociais.., crianças não estão conseguindo desenvolver habilidades sociais, em função de excessivas horas no celular, no computador, nos games, etc. Estes fatores são geradores de problemas emocionais/psicológicos e não podem ser negligenciados.

 

_CULTIVE A ESPIRITUALIDADE

 

Não se trata, aqui, de religião, mas de manter a fé e a esperança; de seguir crendo que não estamos sozinhos nesta caminhada, que existe um Deus que cuida de nós e, por isso, quando nossas forças se enfraquecem, temos em quem nos apoiar para prosseguir!!!

 

_CULTIVE BONS PENSAMENTOS

 

Viva de forma leve, otimista e positiva, sendo grato em todas as coisas: a Gratidão tem alto poder de melhorar o humor, de forma muito rápida!!! Saiba mais sobre os benefícios da Gratidão, em um texto que escrevi aqui!
Não permita que pensamentos negativos, depressivos, de derrota e lembranças dolorosas povoem sua cabeça.
Caso esteja vivendo atormentado em sua mente, busque conversar com uma pessoa de sua confiança ou procure um Psicólogo ou Psiquiatra.

 

_CULTIVE BONS RELACIONAMENTOS

Mantenha sempre perto aquelas pessoas que têm o dom de encorajar, estimular e desafiar você a ser melhor, a crescer pessoal e espiritualmente, que doa o tempo delas para te ajudar a ir além…
Se você teve a graça de encontrar pessoas assim em sua caminhada, agradeça aos céus por isso e também a estas pessoas, pois, acredite, são raras.
Valorize sua família e amigos, colegas; as pessoas que o ajudam a tornar mais leve o caminhar diário…
Evite pessoas negativas e deixe os relacionamentos tóxicos e violentos.

 

_DESCANSE

Você não é uma máquina que liga e desliga num botão e que não se cansa e não dá para viver somente para pagar boletos, não é mesmo?
_Aproveite seu dia de folga do trabalho e final de semana para REALMENTE relaxar, fazer algo de que goste, curtir as pessoas que você ama, enfim… Organize-se com as demais tarefas, ao longo da semana, para não utilizar seu dia de descanso para somente pagar contas, ir ao médico ou limpar a casa.
_Tire férias; você não é insubstituível no seu trabalho.
_Faça pequenas pausas, ao longo do seu dia de trabalho: levante-se para tomar um café, olhe o céu pela janela, respire fundo – assim, você lida melhor com o estresse e mantém uma boa condição emocional o dia todo!
_Tenha, o que chamamos em Psicologia Positiva, de um “lugar de recuperação”. Este lugar é aquele “cantinho”, no qual repomos ou recuperamos nossas energias e onde amamos estar!!! Para muitos é o seu quarto, onde pode ouvir música, ler ou somente ficar na cama relaxando. Para outros, o jardim ou quintal, onde pode mexer com o verde! Para outros ainda, uma chácara ou praia, para onde podem ir aos finais de semana, feriado ou férias.
Não importa qual seja, o importante é que este lugar exista!!! Se você ainda não tem o seu “lugar de recuperação”, crie um!!!

 

_CONTEMPLE O BELO
(Foto: Arquivo pessoal)

Aprecie a beleza da simplicidade a sua volta: a delicadeza das flores, canto dos pássaros, o nascer e pôr do sol, o céu estrelado, a calma de um rio, o som de uma correnteza, a imensidão do mar…
Demore seus olhos e ouvidos por essas maravilhas que são naturais e gratuitas – desacelere!!!
Agradeça a Deus por estar vivo e VIVA, não apenas sobreviva…

 

_ENVOLVA-SE EM PROJETOS SAUDÁVEIS

De que adianta ter uma vida para vivê-la de maneira egoísta, somente para nós, não é mesmo?
Muitas pessoas gastam tempo precioso da vida com coisas e relacionamentos que não acrescentam em nada, não agregam valor, com futilidades, enfim..

Viva para fazer o bem, deixe um legado de amor por onde passar, faça a diferença, inspire pessoas!!!

_Faça um trabalho voluntário;
_Apoie causas humanitárias;
_Use seu tempo, dons, talentos e recursos para o bem do próximo!!!
Você pode achar que não, mas possui muitas coisas boas, habilidades e talentos que são só seus e com os quais poderá fazer muita gente feliz e ficar muito feliz também por isso!!! Caso queira descobrir seus talentos, deixo um texto em que oriento um pouco sobre isso aqui!

 

E, aí, meu querido leitor, conseguiu chegar até aqui? Se reclamou ou sentiu-se cansado com a leitura, imagino o quão longe possa estar de botar essas orientações em prática… Confesso que ficou um pouquinho mais longo do que previ, mas se você teve dificuldade para ler este texto, como se dedicará à leitura de um livro, por exemplo?

A rotina corrida e os inúmeros estímulos das redes sociais têm prejudicado a nossa concentração e capacidade de levar as coisas até o seu final…, por isso, precisamos nos manter vigilantes e dedicar nosso tempo ao que realmente agregar valor à nossa vida…

Gostaria de encorajá-lo a repensar em como está levando sua vida, como tem cuidado de sua saúde física e emocional e onde pretende chegar com a forma como está se conduzindo no mundo.
Pense em onde pretende estar daqui a 1 ano, 5 anos, 10 anos…
O estilo de vida que está levando, as escolhas que tem feito e as decisões que tem (ou não tem) tomado irão te ajudar a chegar lá de forma saudável e satisfatória?

 

Reflita um pouco…

 

Muitos desejam destacar-se no trabalho, nos estudos, na vida pessoal e não há mal algum nisso, porém, não consideram a importância de se estar saudável emocionalmente e também, no âmbito físico, para poderem chegar onde almejam…
Certamente não temos controle de tudo, existem infortúnios, como acidentes ou certas doenças que independem de nossa vontade e ações, porém, dentro daquilo que podemos prevenir e NÃO o fazemos, temos total responsabilidade pelas consequências danosas…

Espero tê-lo ajudado, querido leitor, a pensar na relação existente entre estar saudável e realizar sonhos, alcançar objetivos, de maneira satisfatória!!!

Espero, também, ter colaborado, com estas dicas simples, para a promoção de melhor qualidade de vida e para encorajá-lo a praticá-las!!!
Se fez bem para você, compartilhe este texto 🙂

Sei que cada um de nós tem suas “receitinhas” para lidar com o estresse, tensão e ansiedade… e gostaria muito que você pudesse me contar qual é a sua!!!
Para isso, deixe seus comentários, vou amar lê-los!!!

 

Tenha um ótimo mês!!!

Que Deus o abençoe e até a próxima 🙂

 

Compartilhe:

 

Tags:

, , , , , ,