Olá, queridos!!!
Espero que você e sua família estejam bem 🙂

Na última vez que nos vimos por aqui, eu trouxe algumas dicas para o ajudar a planejar e realizar seus sonhos e metas para 2019!!! Caso ainda não tenha lido este texto, clique aqui para conferir!!!

Por falar em Ano Novo, creio que todos nós temos sonhos e objetivos para ele, não é mesmo? Acontece que, de nada adianta termos mil desejos e planos, se não estivermos bem emocionalmente, para lutar por eles…

É exatamente sobre isso que vamos conversar hoje: a importância de cuidar da Saúde Mental e Emocional, para termos uma vida mais equilibrada e com qualidade!!!

Você conhece a Campanha Janeiro Branco?

Imagino que já deva ter ouvido falar sobre a Campanha Outubro Rosa, para alertar quanto ao câncer de mama ou o Novembro Azul, para o câncer de próstata…

O Janeiro Branco é um movimento pioneiro no Brasil e no mundo, idealizado pelo Psicólogo Leonardo Abrahão, surgido no ano de 2014, em Minas Gerais e que hoje se encontra em sua 6.ª edição, ocupando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo!!!

Janeiro foi o mês escolhido, pelo próprio simbolismo que carrega, por ser um período de planejamento para alcançar as promessas realizadas na virada do ano e também de reflexão e tomada de decisões.
A cor branca simboliza uma tela em branco, na qual podemos escrever novos capítulos de nossa história, reescrever outros e projetar os sonhos para realizarmos nos meses que virão!!!

Trata-se de uma Campanha de conscientização, prevenção e promoção na área de Saúde Mental e Emocional; pois nossa mente precisa de cuidados, tanto quanto nosso corpo!!!

De nada adianta horas de academia e dietas várias, para se ter um corpo bonito ou, ainda, grande investimento de tempo e dinheiro com tratamentos estéticos, para melhorar a aparência externa, se o interior não vai bem…, se a mente estiver adoecida…

Quando nossa mente não vai bem, o restante da vida também não vai.
As pessoas estão adoecendo emocionalmente, nossa sociedade está adoecida; e isto é evidenciado, através de sintomas, como o aumento das violências várias (contra mulher, idoso, nas escolas, na internet, no trânsito, nas relações de trabalho, nos relacionamentos familiares, etc), o aumento no uso de álcool e drogas ilícitas, o aumento do preconceito nas diversas esferas, enfim. Isto sem falar no aumento expressivo de transtornos ansiosos, depressivos e  casos de suicídio.

 

 

Estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde), de 2017, indicaram o Brasil como o campeão mundial em ansiedade, sendo o maior consumidor de Rivotril do mundo, o recordista latino-americano em casos de Depressão e o 4.º colocado em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul.

Ainda conforme dados da OMS, em 2020, a Depressão será a doença que mais incapacitará as pessoas, no mundo, a levarem uma vida plena, de maneira satisfatória e com qualidade.

Nossas crianças e adolescentes estão se cortando, se automutilando…, os jovens estão tirando sua própria vida, os idosos estão tirando sua própria vida, estudantes de Psicologia e de Medicina estão tirando sua própria vida, profissionais da área da Saúde estão tirando a sua própria vida, pastores estão tirando sua própria vida…

As pessoas estão perdendo a esperança e o sentido de viver, e é preciso abrir espaço para se falar sobre isso e mostrar que há uma saída, que a morte não é a única opção.

Por falar em suicídio de pastores; sou cristã e tenho percebido que se criou uma cultura no meio evangélico de que Depressão é sinal de falta de fé, fraqueza espiritual, etc e isto somente inibe a busca de ajuda, pois as pessoas sentem medo, vergonha ou culpa de falarem que algo não vai bem em suas mentes. Medo de serem julgadas, condenadas, vergonha por “não darem conta” de seus problemas.

Isto não pode continuar assim, é antibíblico, pois o próprio Jesus disse que não precisam de médicos os sãos, mas sim os enfermos (Mc 2:17), e as enfermidades não existem somente no corpo, mas também na alma e precisam ser cuidadas.

Então, se você já está passando por algum tipo de adoecimento mental/emocional, busque socorro: comente com uma pessoa de confiança e procure ajuda especializada, seja um Psicólogo ou Psiquiatra.

Existem alguns tipos de Depressão, um deles é a Depressão endógena (de causa orgânica, do próprio corpo), como por exemplo, em uma deficiência do hormônio da tireoide, que basta que a dosagem dele seja acertada, que as coisas voltam ao normal. Existem sintomas de fraqueza, desânimo (semelhantes ao da Depressão), que podem ser uma deficiência de ferro, por exemplo, e aí a pessoa fica lá expulsando o “demônio” eternamente e não vai se curar. É preciso buscar ajuda.

É preciso falar sobre nossos sentimentos, pensamentos, emoções, medos, angústias, ansiedades…
Ninguém está imune ao adoecimento do corpo, nem da mente: não existe Super Homem, nem Mulher Maravilha no mundo real; todos nós somos acometidos por tragédias, problemas, dificuldades, pressões, emoções e pensamentos negativos e é preciso falar disso e não reprimir.

Diante desta trágica realidade, a Campanha Janeiro Branco é de fundamental importância, pois coloca a saúde mental e emocional em evidência e alerta para os cuidados com a mesma, a fim de evitar o adoecimento, bem como para se levar uma vida mais equilibrada e com mais significado.

A proposta é que crie uma cultura de saúde mental para a Humanidade e que cuidemos de nossas emoções e sentimentos, assim como temos por hábito cuidar de nossa saúde física.

Esta Campanha é um convite para olharmos para dentro de nós: a forma como estamos nos relacionando com os outros, conosco e com a vida. É um momento de reflexão e questionamentos sobre o sentido da nossa vida, a qualidade de nossos relacionamentos; se estamos felizes com a nossa maneira de ser e viver no mundo, entre outras coisas.

Como Psicóloga, juntamente com uma equipe de colaboradores, lançamos a Campanha Janeiro Branco, em um hospital público de uma cidade do interior de SP/Brasil, caso queira saber mais sobre este trabalho, segue o link:

HM divulga campanha ‘Janeiro Branco’

Se você que está lendo este texto, também for Psicólogo e ainda não se mobilizou em relação à Campanha, pois não a conhecia ou mesmo por comodismo ou timidez, ainda dá tempo, o mês de Janeiro  não acabou!!!
Agora você já sabe do que se trata, então, saia de sua zona de conforto, use sua criatividade, dons e talentos e faça a diferença no mundo!!!

Independente de onde exerça a Psicologia, gostaria de encorajá-lo a participar; onde tem gente, tem saúde mental!!!
Nossa profissão não é somente para tratamento, mas também para promoção e prevenção em Saúde Mental e Emocional!!!

A Campanha Janeiro Branco é um alerta para os cuidados com a mente,  um chamado de atenção para algo que é tão fundamental para o bem viver, quanto à saúde física e que, assim como esta, precisa de cuidados diários e para o resto da vida!!!

Se você não é Psicólogo, mas é da área da Saúde, ou mesmo que não seja, não tem problema, também pode participar, pois a Saúde Mental não diz respeito somente à Psicologia, ela é influenciada por vários fatores, como questões sócio-econômicas, financeiras, alimentação, crenças, a própria saúde física, ou seja, todos têm como colaborar e levar algum tipo de informação para as pessoas, sobre como ter uma vida mais saudável!!!

Passe adiante o conhecimento que você mesmo já tem!!!

Se você é empresário ou se encontra à frente de organizações e ainda não se mobilizou, esta é a hora!!! Organize-se e fale a seus colaboradores sobre a importância dos cuidados para com a Saúde Mental e Emocional!!!

Você também pode compartilhar este texto do Blog e o material de divulgação existente, para baixar gratuitamente, no site oficial da Campanha Janeiro Branco: www. janeirobranco.com.br!!!

Fale sobre a Campanha na sua casa, escola, igreja, no ônibus, no seu prédio, na academia, em suas redes sociais, em todos os lugares em que houver pessoas; onde tem gente, tem saúde mental!!!

Que cada um de nós possa ser um multiplicador de saúde mental e emocional, numa infinita corrente do bem!!!

 

O Blog Encorajando Vidas apoia esta causa!!! Apoie você também!!!

Quem cuida da mente, cuida da vida!!!

 

Espero tê-lo encorajado, querido leitor, a olhar um pouco mais para si e refletir sobre como tem levado sua vida e cuidado de sua saúde mental.

No próximo texto, trarei dicas sobre como levar uma vida mais leve e com mais qualidade!!!
Não perca!!!

Deixe seus comentários, sugestões e compartilhe!!!

Deus abençoe!

 

 


 

Fontes:
https://www.cremesp.org.br/?siteAcao=SaudeEmPauta&id=1612
https://www.destakjornal.com.br/saude/detalhe/ate-2020-depressao-sera-doenca-mais-incapacitante-do-mundo

Compartilhe:

 

Tags:

, , , , , ,