Olá, meus queridos!!!
Espero que você e sua família estejam bem 🙂

Mais um ano está terminando e eu gostaria de agradecer a você, querido leitor, pela companhia, ao longo do mesmo, pelos comentários deixados aqui no Blog, pelas mensagens de carinho, apoio e encorajamento que me enviou, seja através do email ou em minha página no facebook !!!

Fiquei pensando que mensagem traria para você, neste último dia do ano, e me lembrei do texto que escrevi, neste dia, no final de 2017, chamado “Não vivam no passado…”!!!
Nele, deixei várias dicas para ajudar você, querido leitor, a ter um ano realmente novo!!! Uma das principais, é você não viver no passado (deixar para trás o que já se foi, para viver o novo que está por vir), renovar o modo de pensar e plantar novas sementes, caso não esteja satisfeito com o que colheu no ano anterior (somente colhemos o que plantamos).

 

Como escrevi, ano passado, não basta apenas uma mudança no calendário para se ter um ano realmente novo, realizar sonhos, atingir metas… Se queremos resultados diferentes, é preciso agir de forma diferente também e isto passa pelo exercício de renovar a nossa antiga maneira de pensar, de buscarmos uma mudança em nosso interior!!!

É tão comum e saudável fazermos um balanço do ano que se foi para mantermos o que deu certo, aprendermos com os erros e melhorarmos enquanto pessoa, não é mesmo?

Também é comum surgirem aquelas listas de Resoluções/Desejos de Ano Novo e é chover no molhado, dizer que, passados alguns dias ou semanas, são logo deixadas de lado ou esquecidas… Que atire a primeira pedra quem nunca viveu isso!!!

Muitas podem ser as causas do abandono de nossas metas de final de ano, mas gostaria de abordar, rapidamente, a falta de duas coisas que considero de extrema importância: Planejamento e Foco! Calma, querido leitor, não se trata de uma aula de Recursos Humanos ou Planejamento estratégico – longe de mim lançar sobre você tamanho fardo, no último dia do ano rsrs

Pode parecer muito simples o que vou dizer e é mesmo; mas são às coisas simples que, geralmente, não damos a devida importância e, por isso, não colhemos bons resultados…

 

A mensagem é esta:

_Tenha um objetivo/sonho/meta;

_Planeje como chegar até ele;

_Mantenha o foco, durante o processo, até chegar onde deseja.

 

Não é simples? Então, me diga: por que a gente, muitas vezes, não consegue passar por essas fases e chegar comemorando ao final do ano?

De nada adianta termos desejos e fazermos várias promessas para o Ano Novo, se não tivermos planejamento e foco, pois não se realizarão…

 

Tem uma parábola de Jesus, que ilustra bem o que estou querendo dizer, quanto à importância de se ter um planejamento, veja:

“28 – Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
29 – Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
30 – dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar”
(Lucas 14: 28-30)

Nem preciso explicar essa história, pois está bem clara, não é mesmo? Se você não quiser pagar mico, nem ficar frustrado por não conseguir terminar o que começou, antes de qualquer coisa, é preciso sentar e planejar.

Sugiro que coloque tudo o que deseja no papel (ok, sou das antigas..rs), assim fica mais fácil visualizar e também não esquecer todas as coisas que você se prometeu, na virada do ano!!!

 

Pense em suas metas para o Ano Novo, em diferentes áreas de sua vida e as escreva num papel, mas não se esqueça de as tirar de lá!!!

_O que deseja para sua vida espiritual?

_O que deseja melhorar em seu jeito de ser, em seu comportamento?

_Que trabalho deseja para si, em 2019?

_Com quem deseja se relacionar?

_O que deseja para sua saúde, sua aparência física?

_Onde espera ter chegado ao final do próximo ano?

 

Suponhamos que, em 2019, você queira se aprimorar no ramo em que trabalha e deseja fazer um curso; olha que coisa maravilhosa, estudar é sempre bom!!!

O próximo passo, então, é o Planejamento: como encaixar o curso na sua rotina, se a duração dele é compatível com o seu tempo disponível, que recursos financeiros possui para estudar, entre outras coisas.

Após iniciar o curso, você precisa manter o Foco nos estudos, para tirar o máximo de proveito dele e conseguir terminá-lo. Não é difícil começar alguma coisa, esta é a parte mais fácil; a dificuldade se encontra em vencer todas as barreiras, durante o percurso, para chegar até o final e é no meio do caminho que muitos desistem…

 

É preciso ter disciplina e manter a concentração para terminar o que começamos, então, aí vão algumas dicas para você terminar o que irá começar!!!

 

_ Evite TUDO o que tiver o poder de distrair você: sejam pessoas, TV, celular, redes sociais, conversas improdutivas, etc (lembre-se do que já escrevi, em outro texto: a águia é o pássaro que atinge os lugares mais altos, os postos mais elevados, mas não vive em bandos, como as maritacas…);

_Evite leituras que não tenham relação com o que você estiver fazendo. Exemplo: se está tentando aprender artesanato, não perca tempo lendo sobre culinária;

_Fique em contato com tudo o que diz respeito ao tema dos seus projetos: vídeos, palestras, leituras, filmes, etc;

_Mantenha sempre por perto aquelas pessoas que o estimulam e motivam, que gastam o tempo delas para encorajar você!!! Receba este bem e agradeça pela vida dessas pessoas!!!

 

Certamente, no meio do caminho, rumo aos seus sonhos/objetivos, coisas podem acontecer que estão fora do alcance de seu controle, mas não desanime!!!

Siga em frente, comemorando cada avanço, por menor que seja, pois cada passo o levará para mais perto de onde quer chegar!!

 

 

E o mais importante disso tudo: aconteça o que acontecer, NÃO DESISTA e NÃO PERCA A FÉ!

A única pessoa capaz de  impedir a realização de seus sonhos é você mesmo, por isso, NÃO DESISTA e VIVA OS SEUS SONHOS, em 2019!!!

 

 

Siga confiando em Deus e NADA poderá deter você!!!

 

Espero que estas simples considerações possam ajudar você, querido leitor, a organizar seus pensamentos, a planejar o que quer para sua vida, em 2019, e a não perder o foco de onde quer chegar!!!

Espero tê-lo encorajado a não desistir!!!

Espero que realize seus sonhos e que sonhe novos sonhos 🙂

Aproveito a ocasião, para desejar a você, querido leitor, e a sua família, um ano de muita paz, saúde, esperança, alegrias, amor, realizações, boas notícias e cheio da presença de Deus!!!

Que você tenha sabedoria para fazer as melhores escolhas, saúde para viver o que planejar e foco para conseguir chegar até o final de 2019, celebrando suas vitórias!!!

 

Deus abençoe  e Boas Festas!!!

 

Deixe seus comentários e sugestões de temas para 2019!!!

Compartilhe com seus amados 🙂

Compartilhe:

 

Tags:

, , , , ,