Olá, querido leitor!!!
Espero que você e sua família estejam bem 🙂

Fazia um tempinho que não escrevia nesta seção, as últimas postagens foram em Inspiração e Dicas & Recomendações, estava com saudade 🙂

Estamos no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e, então, surgiu um forte desejo de escrever sobre o tema, mas o quê? Tanto já foi escrito sobre (e ainda é), por diversas perspectivas: política, igualdade de direitos, mercado de trabalho, feminismo, questões de gênero, relacionamento afetivo, maternidade…

Pensei em escrever sobre algumas mulheres bíblicas que são inspiradoras, como Raabe, Rute, Ester, Abigail, Maria Madalena e Maria (mãe de Jesus), em função de seus exemplos de fé, luta e superação, mas não é isso ainda… (tenho desejo de fazer isto, mas não é para agora 🙂 )

No decorrer da semana fui pensando sobre o assunto…

Ao longo de 15 anos trabalhando como Psicóloga, já atendi milhares de pessoas e tive a graça de fazer parte da história de vida de uma infinidade de mulheres…
Além dessas, mulheres queridas do meu convívio pessoal, social, de trabalho e, claro, a minha própria história de vida, me ajudaram a adquirir certa experiência com vasto e diversificado universo feminino.

Ao longo dos meus anos de vida, me deparei com muitas e diferentes mulheres…

Mulheres de diversas origens, idades, níveis de escolaridade ou iletradas, com muito, pouco ou sem nenhum dinheiro, casadas e solteiras, com e sem filhos, trabalhando ou desempregadas, de diferentes religiões ou sem nenhuma crença de fé…

Mulheres únicas, cada uma com uma história de vida singular, mas com algo que, de certa forma as ligava: uma dificuldade de olharem para dentro de si, de saberem quem são, o que estão fazendo neste mundo e, com isso, uma insatisfação com a vida, a perda do prazer em viver, em maior ou menor grau.

Este ponto que unia estas mulheres, incluindo a antiga versão de mim mesma, inspirou, então, o texto de hoje: “Quem é você, mulher?”, não com a pretensão de trazer alguma resposta, mas com a intenção de levar a alguma reflexão…

Geralmente, se você perguntar a uma pessoa quem ela é, imediatamente se definirá pelo que faz, o grau de parentesco com alguém e, com a mulher não é diferente. Ela poderá dizer, por exemplo: “sou vendedora, mãe do João e da Maria, esposa do José, filha do Joaquim” e por aí vai… Isto é comum, também, em perfis de blogs femininos (como leitora de outros sites, gosto de saber quem são seus autores).

Quem é a mulher por trás da mãe, esposa, filha, amiga, executiva ou trabalhadora de qualquer área?
Do que ela gosta? Quais são suas preferências? Seus sonhos e desejos?

Mulheres estão definindo-se pelos papéis e funções que executam e as atividades que exercem, frequentemente olhando para fora de si e, raramente para dentro.

Assim, vão se distanciando cada vez mais de si mesmas, de seu eu interior, sua essência; não sabendo mais quais são seus sonhos, do que realmente gostam…, vão levando a vida e se perdendo pelo caminho…

Algumas mulheres, por não saberem quem são e, consequentemente, o que querem para suas vidas, apresentam grande dificuldade para fazer escolhas, não dando continuidade ao que começam. Por exemplo: iniciam faculdades de cursos em áreas completamente diferentes e não terminam nenhuma, entram e saem de relacionamentos, como quem troca de roupa, entram e saem de vários empregos.

Outras, quando solteiras, geralmente, não conseguem desfrutar deste tempo; seja investindo em si mesmas, estudando, fazendo cursos ou se engajando em alguma causa nobre, mas reclamam desse estado, não conseguindo viver bem consigo próprias. Então, quando se casam, tendem a reclamar da casa para cuidar, do marido (que ela mesmo escolheu!), dos filhos que “dão trabalho”.

Em relação ao quesito idade, é cada vez mais visível que muitas mulheres estão apresentando dificuldade em envelhecer, desfigurando sua aparência com tratamentos estéticos e cirurgias plásticas, outras competindo com as próprias filhas…
(Quero abrir um parênteses aqui, querida leitora: em nenhum momento estou dizendo que não é importante se cuidar, cuidar de sua aparência, ao contrário, é sinal de saúde o cuidado consigo, o querer estar bem apresentável; use e abuse dos cosméticos, faça alguma plástica que realmente seja necessária! O que estou dizendo, é sobre a dificuldade em aceitar que o tempo passa para todos nós, essa é uma lei da vida. Quando não se aceita isso, surgem os excessos para se lutar contra o tempo,  o sofrimento emocional, é disso que estou falando aqui!)

Muitas mulheres vivem em estado depressivo, mesmo possuindo tudo o que se consideraria “ideal” para uma vida feliz, mas não se sentem realizadas, pois não se conhecem, não sabem quais são seus dons e talentos para, de posse deles, encontrarem um sentido para viver e, não somente, sobreviver.

 

 

Não saber quem você é, qual o seu Propósito de vida, ou seja, o motivo de sua existência nesse mundo, pode gerar angústia, confusão, descontrole emocional, ansiedade, depressão, insatisfação com a vida, perda do prazer em viver e, em muitos casos, tentativas de suicídio…

É considerável a quantidade de mulheres que se veem como não tendo qualquer valor e outro tanto tentando suprir suas carências, preencher seu vazio interior, com compras compulsivas, comida, sexo, álcool, drogas ilícitas, entre outros comportamentos destrutivos; numa tentativa de encontrar alguma satisfação ou prazer, ainda que momentaneamente.

Durante anos da minha vida, querido leitor, também fiz minhas tentativas para preencher meu vazio interior, “me encontrar”, mas todas em vão… Mesmo tendo uma vida maravilhosa, só conseguia sentir paz quando tudo ia bem ao meu redor, sem contar momentos depressivos que me impediam de enxergar a beleza dos momentos, da vida, da simplicidade…
Minha vida mudou, quando fui encontrada por Ele, pelo olhar de Jesus Cristo e, desde então, nunca mais fui a mesma; encontrei o verdadeiro sentido da minha existência!!! Aprendi a olhar para dentro de mim e a redecorar o meu interior; caso queira saber como fiz isso, basta entrar aqui. Caso queira ler meu depoimento na íntegra, clique aqui !!!

Se você, querida leitora, já sabe quem é, já encontrou seu Propósito de vida e vive satisfeita e em paz, meu coração se alegra muitíssimo com isso, mas, caso ainda não; não desista!!!

Não sei em quê você acredita, mas eu, como cristã, entendo pela fé, que o mundo foi criado por Deus (Hebreus 11:3), assim como o ser humano (Gênesis 1:27).

Dentro desta perspectiva Criacionista, o mundo e a vida não são um acidente, não existem ao acaso; tudo foi criado por Deus com um Propósito, incluindo eu e você, mulher!!!

Não pense, querida leitora, que estou dizendo que a descoberta de quem você é do Propósito de vida está ligada a você ter uma religião, mudar de religião ou de crença de fé, pois existem muitas mulheres que se denominam cristãs, que ainda não sabem quem são e vivem atormentadas com seus pensamentos.
Fato é que, quando a criatura tem um verdadeiro encontro com seu Criador, tudo passa a fazer sentido, tudo se encaixa e cria-se aquele senso de pertencimento do qual todo o ser humano necessita para se sentir seguro.

Muitas mulheres pensam que não possuem valor, que vieram ao mundo somente para sofrer, entre outras coisas, mas a mulher é um ser divino, foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27) e tão amada, que um Deus deixou a glória dEle e desceu do céu, para viver aqui na Terra e morrer por ela!!!

Agora pare e medite no que você acabou de ler, querida leitora: você, sendo criada por um Deus, tem ou não valor? Tendo um Deus que desceu do céu para morrer por você; você é ou não amada? A sua vida é tão valiosa e preciosa que custou o sangue de um Deus, de Jesus Cristo!!!

Você possui dons, talentos, forças e virtudes!!!

Por mais que viva em um ambiente onde as pessoas não creem em seu potencial, quem precisa de crer é você!
Quando tomamos posse do valor que temos e de quem somos, o outro pode dizer o que for a nosso respeito, que não irá nos atingir, pois não acreditaremos na palavra dele!!!

Olhe para dentro de si, lembre-se do que você gostava de fazer e que fazia bem, aquilo que fazia você vibrar, sorrir, mas que por algum motivo teve que abandonar..
Descubra quais são seus talentos, invista em suas habilidades, tente coisas novas!!! Você pode saber um pouco mais sobre seus talentos aqui.

 

 

Resgate sonhos, crie novos sonhos para sua vida, não importa a idade que você tenha, nunca é tarde demais para sonhar e começar novos projetos!!!

Invista em você, na sua saúde física e emocional, na sua vida como um todo!!!
Mude seu olhar; ao invés de olhar somente para o que não está bom, agradeça por tudo o que você tem; a Gratidão traz abundância!!! Aprenda sobre os benefícios da Gratidão aqui.

Muitas coisas mais poderiam ser escritas…, talvez este texto tenha uma continuidade, quem sabe?
Por hoje, espero poder tê-la levado à alguma reflexão, querida leitora, sobre a importância de saber quem você é e de encontrar um sentido para sua vida, a fim de que se tenha saúde emocional, bem-estar e uma vida leve e feliz!!!

 

Jesus disse:
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10:10)

Não aceite menos que isso.

 

Deus abençoe 🙂

Compartilhe, deixe seus comentários e sugestões de temas para novos textos!!!

 


♥ Gostaria de agradecer a todos os leitores do Encorajando Vidas, pelo carinho dos comentários e em especial a você, mulher, pelo seu dia 🙂 Você é especial e foi criada por Deus para um Propósito maravilhoso!!! Alguém pode até dizer que você não tem valor, mas esta palavra só terá algum peso se você acreditar nela.

“É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem”
(Salmos 118:8)

Compartilhe:

 

Tags:

, , ,