Em época de final de ano, é comum realizarmos um balanço da nossa vida; os projetos que foram ou não adiante, as vitórias, os fracassos, as perdas, enfim… Um processo que é saudável, desde que nos leve a repensar nossa implicação nos fatos e nos impulsione a melhorar, ao invés de conduzir somente ao lamento…

Juntamente com esta análise, podem surgir (e surgem!) as listas de intenções/desejos/promessas para o próximo ano:

_Ano que vem começarei aquela dieta…
_Ano que vem farei academia…
_Ano que vem prometo que me matricularei naquele curso, que vou cuidar da minha saúde, vou ficar mais próximo da minha família, vou parar de beber, parar de fumar e por aí vai (lista infinita…)

Isto é natural e espontâneo do ser humano, afinal, quem nunca fez uma, ou mais, promessas de final de ano, não é mesmo, caro leitor?

É muito saudável repensarmos nossas atitudes passadas, com o intuito de melhorá-las e também projetarmos o futuro; termos sonhos e objetivos para nossa vida.

A questão surge quando não se olha o presente, que é o tempo em que a ação precisa acontecer; quando se fica preso a acontecimentos do passado ou somente sonhando com o futuro.
Você se surpreenderia, caro leitor, com a quantidade de pessoas que ficam paralisadas no passado, o que as impede de sonhar e avançar no presente para realizar seus objetivos; talvez até você seja uma delas…

Traz uma esperança imensa para alguns e grande alívio para outros, a sensação de que o ano irá acabar e que um outro novinho está adiante; como um livro em branco, pronto para ser escrito, desenhado, colorido por cada um de nós…

 

 

Um ano realmente novo não se faz apenas com uma mudança no calendário, mas com uma mudança interna; de  pensamento, de atitude, de visão, de comportamento…

Para se viver um ano realmente novo, é preciso deixar para trás o que se foi e não tem mais como ser vivido ou alterado.

Muitas pessoas ficam presas no passado; seja porque ele foi muito bom e hoje a realidade é outra, seja devido a acontecimentos trágicos, perdas, mágoas, rancores, coisas que impedem de seguir adiante, podendo causar, inclusive, doenças psicossomáticas (mas isto pode ser assunto para um outro post).

A Bíblia nos ensina a deixar as coisas passadas no lugar delas, que é no passado.

Viver olhando para trás faz com que a pessoa fique paralisada, não podendo agir no presente para realizar seu futuro.
Lembre-se da mulher de Ló que virou uma estátua de sal quando, ao deixar a cidade em que morava para rumar a outra com sua família e viver uma nova vida, desobedeceu a Deus, olhando para trás… (Gn 19:17-26)

Para vivermos o novo, temos que deixar o passado e olhar para frente.

Vejam estas orientações que Deus nos deixou em sua Palavra:

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.
Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem?” (Isaías 43:18-19)

“Uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo” (Filipenses 3:13-14)

“Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.” (Mateus 9:16-17)

São orientações específicas que mostram a importância de se tirar o velho; deixar o passado, para realmente poder se viver o novo que está adiante de nós!

Se queremos um ano realmente novo, somos nós quem temos que mudar e isto se dá diariamente e não com uma mudança no calendário..

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Efésios 4:22-24)

A ação precisa ser nossa; não devemos ficar esperando a mudança do outro: família, vizinho, chefe, governo, etc…

Para vivermos um ano realmente novo e com qualidade de vida, além de deixarmos o passado, é preciso:

_Renovar a mente (Romanos 12:2);
_Olhar a vida com bons olhos, ver o lado positivo das coisas, ser otimista (Mateus 6:22);
_Ser grato (1Tessalonicenses 5:18);
_Ver a beleza das coisas simples (Mateus 6:28);
_Aproveitar ao máximo as oportunidades (Efésios 5:16)
_Não viver preocupado  (Mateus 6:27);
_Não se inquietar pelo futuro (Mateus 6:34)
_Viver o presente, o dia de hoje (Hebreus 3:13)

Iniciei comentando sobre o balanço que, geralmente, fazemos de nosso ano, quando este está chegando ao fim; e você, caro leitor, ficou satisfeito com seus resultados, com a sua colheita de 2017?

Caso não esteja e não queira repetir a mesma colheita em 2018, é totalmente necessária a mudança das sementes…
Existe uma lei bíblica, chamada lei da semeadura: “Colhemos o que plantamos” (Gálatas 6:7), então, como disse Jesus, devemos fazer aos outros aquilo que gostaríamos que nos fosse feito (Mateus 7:12).

A lei da semeadura é simples: você planta aquilo que deseja colher!!!

 

 

Se quer colher amor, plante amor;
Se quer colher paz, plante paz;
Se quer colher gratidão, seja grato;
Se quer colher tranquilidade, não promova discussões, nem contendas;
Se quer ter família, seja família: dê atenção aos seus, ao invés de passar tanto tempo ao celular, dando atenção aos que estão longe e deixando aqueles que lhe são tão caros aguardando por migalhas de atenção… Você não sabe quanto tempo mais terá com seus familiares, quanto tempo vocês irão viver… Se você perder o celular ou ele for roubado, imediatamente encontrará um jeito de comprar outro, mas e sua família? Se ela se for, estará perdida para sempre, não há onde comprar outra. Pense nisso.

Então, gostaria de encorajar você, caro leitor, a olhar para si e para a forma como vem conduzindo a sua vida e fazer uma reflexão: você está feliz? Consegue viver em paz, mesmo quando as coisas não vão bem? Consegue ter esperança e ânimo quando olha para o futuro?

Se sua resposta for sim, mantenha sua semeadura, mas se for não, não tenha medo de tentar um caminho diferente de todos que já tentou; de plantar uma nova semente; se continuar fazendo igual ao que sempre fez, terá os mesmos resultados que sempre teve…

Quer um ano realmente novo? Então…

Seja grato, descubra seu Propósito de vida, decore sua casa com o maior designer de interiores que existe e mude a rota; siga por um novo caminho.

 

(Foto: Félix Arruda)

 

“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida” (João 14:6)

“Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17)

“Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5)

 

“Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça” (Mateus 13:9)

 

Espero que eu possa tê-lo ajudado em algo e aguardo pela sua próxima visita!!!


♥Aproveito a ocasião para agradecer a você, caro leitor, pela companhia e participação aqui no Blog e desejar um Ano Novo a você e sua família de muita saúde, paz, boas notícias e cheio da presença de Deus!
Que possamos estar ainda mais próximos em 2018 🙂
Deus abençoe!


Compartilhe, deixe seus comentários e sugestões!!!

Compartilhe:

 

Tags:

, , , , , , ,