Eu não sei você, caro leitor, mas já faz algum tempo que, por onde passo, tenho visto gente reclamando, murmurando, lamentando; seja no supermercado, no banco, na rua, no ambiente de trabalho e isto tem sido cada vez mais frequente.

Reclama-se de tudo e de todos; chuva, sol, calor, frio, trânsito, cônjuge, filhos, emprego, salário, prefeito, presidente e por aí vai a lista infinita… Vejo muita reclamação e pouca ou zero atitude no sentido de melhorar a situação ou a si mesmo, pois, muitas vezes, o problema não está fora, mas dentro (mas esse assunto pode ficar para outro post).

Seria hipócrita se dissesse que nunca reclamo; vez ou outra escapa uma reclamaçãozinha, mas logo me lembro de ser grata e tudo se resolve (caso você não ainda tenha lido o post sobre Gratidão sugiro que o faça, pode complementar este assunto!!!).

O que gostaria de focar aqui hoje é a insatisfação em relação ao trabalho, emprego, atividade, seja lá como cada um o chama. Tenho encontrado pessoas muito descontentes com a atividade que elas mesmas escolheram para realizar e isto pode prejudicar a si próprias e também comprometer o resultado do trabalho. Algumas até oraram, pedindo a Deus um emprego, correram atrás, mas depois de um tempo vieram o descontentamento, a murmuração, enfim…

Essa insatisfação pode estar relacionada a várias coisas, mas gostaria de enfatizar a falta de sentido no trabalho realizado, que pode estar, muitas vezes, refletindo a falta de sentido para a própria vida. Muitas pessoas, por ainda não terem encontrado seu Propósito de vida, sua missão neste mundo, o sentido de sua existência, acabam por ficar menos seletivas, aceitam qualquer coisa e isto também se reflete na escolha do trabalho (principalmente se pensarmos em época de crise econômica, mas não é disso que estamos tratando aqui).

Você se surpreenderia, caro leitor, com a quantidade de pessoas que não sabem o que estão fazendo neste mundo, não sabem qual o Propósito de suas vidas (talvez até você seja uma delas), e esta condição tem gerado angústia, depressão, ansiedade, sensação de vazio e, em muitos casos, levado ao suicídio.

Nós, os cristãos, temos como missão levar as boas-novas de Cristo a todas as pessoas (Marcos 16:15), seguirmos o  seu exemplo de amor ao próximo, fazendo o bem e isto pode ser realizado de n maneiras; cada um conforme o plano de Deus, porém, tem crescido também, entre os que se denominam cristãos, o número de pessoas que não sabem o que fazer de suas vidas (este também não será o assunto deste post..).

Se você se encontra nesta situação de descontentamento com seu trabalho e já se decidiu que irá (por n motivos) permanecer nele, sugiro que, então, seja grato: por ter saúde para trabalhar, por ter este trabalho que coloca o pão na sua mesa e que encontre um sentido para o que você faz. Tente pensar em como o seu trabalho pode ajudar as pessoas, quem pode ser beneficiado por ele, qual a diferença na vida das pessoas você pode fazer com sua atividade e verá que ficará mais leve ter que acordar todos os dias pela manhã para trabalhar ou enfrentar a “temível” segunda-feira.

Vou dar um exemplo pessoal desta sugestão que lhe dei, caro leitor: assim que me formei em Psicologia, voltei para minha cidade (pois cursei universidade em outra) e, como não havia um trabalho ainda na minha área, comecei a fazer freelance como operadora de caixa em um supermercado (onde havia trabalhado por 2 meses antes da universidade). Nunca tive problemas em me adaptar às situações; precisava trabalhar, sabia que era uma condição temporária e, assim, fui. Para muitos, esse trabalho pode parecer enfadonho, mecânico (e muitas vezes é): registra-se a mercadoria e recebe-se por ela, mas para que não fosse e me motivar a ir, eu busquei um sentido para ele, que fosse para além do registrar mercadorias. Passei a interagir com os clientes, conversávamos sobre receitas, dava dicas, descobria ali muitos produtos que eu ainda não conhecia, imaginava aquelas pessoas fora dali, tomando um café da tarde com os produtos que haviam passado por mim ou preparando o almoço de domingo para a família, entre outras situações e isto me animava a continuar.. (Ah, só pra finalizar este exemplo; meu trabalho de freelance durou menos de 1 mês, pois fui chamada para uma pós-graduação que havia prestado na cidade em que me formei e, então, voltei para lá!).

Além de buscar um sentido para o seu trabalho, quero encorajar você, caro leitor, a olhar para si e descobrir (caso ainda não o saiba) qual é o seu talento; sim, porque eu creio que todos possuem talentos e habilidades que são únicos e que podem transformar a vida de alguém com eles!!! Você já viu o filme que indiquei em outro post? se não, entre aqui e dê uma olhada, tem tudo a ver com esta nossa conversa!!!

Quando descobrimos nossos talentos e tomamos posse deles, nossa vida se enche de significado, nos tornamos mais alegres, animados, motivados, pois, quando usamos nossos talentos, as coisas fluem, temos prazer com a atividade e nem vemos o tempo passar!!! Nossos talentos e habilidades, geralmente, estão relacionados com coisas que gostávamos muito de praticar na infância ou adolescência, que não víamos o tempo passar mas, que, pela correria da vida adulta, acabamos por deixar de lado…

Se você é bom em cozinhar, costurar, fotografar, contar histórias, desenhar, pintar, cantar, escrever, ensinar, em jardinagem ou outra coisa, invista nisso!!! Caso não dê para usar seus talentos em seu ambiente de trabalho ou trabalhar profissionalmente com eles no momento, você pode usá-los como um hobby ou tirar uma horinha do seu tempo e doá-los, de forma voluntária, em alguma instituição.
Certamente existem crianças que adorariam ouvir suas histórias em um orfanato ou senhoras que se deliciariam com seus bolos em uma casa de repouso!!! Quem sabe, você não encontra aí o seu Propósito de vida?!!!
Assim, o seu trabalho (aquele em que não se encontra tão satisfeito) correrá melhor, pois você estará mais leve, mais animado e estará fazendo um bem ao outro, mas, principalmente, a você; como disse Jesus: “Dai e ser-vos-á dado” (Lucas 6:38).

Espero tê-lo ajudado em algo!!!
Obrigada pela visita!
Comente, deixe suas sugestões e compartilhe!

Deus abençoe!

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

 

Tags:

, , , ,